Lentilha com linguiça calabresa

lentilha com calabresa

Esta receita de lentilha com linguiça calabresa dá um pouquinho de trabalho, mas é muito gostosa. Nela vamos usar a tão temida panela de pressão: uma ótima oportunidade para perder o medo! Quem nunca ouviu uma história de que a panela explodiu, sujou toda a cozinha, a tampa saiu voando por aí….Confesso que morria de medo, porém, depois que descobri como agiliza a nossa vida, virei fã. Acho que ela é quase um mito da cozinha mas que, se tomarmos alguns cuidados, é possível usar com total segurança Leia sempre o manual de instruções antes de usar e:

– Nunca encha de água/alimentos até a boca (1/3 da altura da panela precisa ficar livre);
– Sempre lave bem a panela, a válvula e o pino;
– Diminua o fogo quando a válvula começar a apitar;
– Não abra a panela sem ter a certeza de que o vapor saiu completamente;
– Se sentir que o vapor está escapando, troque a borracha;
– Se começar a sair água ou caldo de lentilha pelo pino, desligue o fogo: não é grave, mas se continuar cozinhando você correrá o risco de deixar a sua parede, fogão, quiçá teto coloridos com lentilha. Isso já aconteceu comigo! É só comprar uma borrachinha nova para a válvula de segurança e trocar. Vapt-vupt!).

Agora que você já sabe todos os truques, vamos para a receita:

– 2 xícaras de lentilha;
– 7 xícaras de água filtrada;
– 2 linguiças calabresas;
– 1/4 de cebola picada;
– 2 dentes de alho amassados;
– Sal e pimenta a gosto;
– Salsinha e cebolinha para decorar.

Numa panela de pressão, vamos colocar a lentilha e cobrir com as 7 xícaras de água.
lentilha
Agora, é só fechar bem a panela e levar ao fogo alto, até que “pegue pressão” – a pressão interna da panela aumentará e a água ferverá a uma temperatura de aproximadamente de 120 graus, fazendo com que a lentilha cozinhe mais rápido. Quando a válvula começar a apitar, você pode diminuir o fogo, pois a temperatura da água não irá aumentar mais. Esta é uma boa dica para economizar gás, sem prejudicar a sua receita!
Ah, e não se assuste com o apito! Isso é um sinal de que a sua panela está funcionando direitinho! Deixe ele lá, se mexendo de uma lado para o outro, cantando e dançando, por uns 15 minutinhos. Passado este tempinho, desligue o fogo.

Espere até que todo o vapor saia da panela, antes de abrir. Se você levantar o pininho e ainda tiver saindo vapor, não abra ainda!
Enquanto isso, vamos cortar as linguiças em cubinhos ou rodelas e coloca-las numa panela bem quente. Não é necessário usar azeite nem manteiga, pois vamos frita-las na própria gordurinha. Reserve.

linguiça calabresa

Nesta mesma panela que fritou as deliciosas linguiças, coloque a cebola e o alho para dourar. Agora vem o pulo do gato: quando a panela de pressão estiver sem pressão e você puder abri-la, pegue uma concha da lentilha e misture à cebola e ao alho, na outra panela. Com a ajuda da própria concha, amasse um pouquinho os grãos e depois misture esse caldo ao restante da lentilha (que estará na panela de pressão, já aberta). Coloque, também, a linguiça fritinha, sal e pimenta.

Vamos acender o fogo novamente para que a lentilha cozinhe mais um pouquinho – agora sem pressão – e incorpore os sabores. Espere ela engrossar e prove. Veja se precisa acertar o sal ou a pimenta. Decore com salsinha e cebolinha.

lentilha

Prontinho, agora é só fazer um arroz gostoso e servir!

2 comentários sobre “Lentilha com linguiça calabresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s