Risoto caprese: com tomates-cereja e mozzarella debúfala/Grape tomatoes and fresh mozzarella risotto

Receita risoto fácil caprese

O risoto caprese é uma delícia: alías, de maneira geral, adoro essa combinação de tomate e mozarella de búfala. É um prato um pouquinho trabalhoso, mas não é difícil de ser feito. O bom é que você pode mudar sempre os ingredientes e, até mesmo, usar sobrinhas da sua geladeira. Para faze-lo, vamos precisar de:

Ingredients:

– 200g de tomate cereja / 200g grape tomatoes;

– 200g de mozzarela de búfala/ 200g of fresh mozzarella or bufallo mozzarella;

– 80g de queijo Grana Padano ralado na hora (mais ou menos 1 xícara) / 80g of Parmesan cheese (freshly greated);

– 1 taça de vinho branco seco / 1 wineglass of dry white wine;

– 1/2 xícara de manjericão picado / 1/2 of chopped basil;

– 2 xicaras de arroz arbório / 2 cups of Arborio rice;

– 2 litros caldo de legumes (1 cenoura, 1 cebola e 1/2 talo de aipo) / 2 lts os vegetables stock ( made of 1 carrot, 1 onion and 1/2 head celery);

– 1/2 cebola bem picadinha / 1/2 onion, chopped into small pieces;

– 1 dente de alho / 1 clove of garlic;

-2 colheres de sopa de manteiga sem sal / 2 tbs of unsalted butter;

– Azeite / olive oil;

– Sal e pimenta a gosto / salt an pepper to taste.

Manjericão fresco

Antes de começar o risoto – ou risotto – , vamos ao caldo de legumes. Uma boa base para o caldo, ou mirepoix, é cebola, cenoura e aipo. Mas confesso que nunca tenho aipo em casa e muitas vezes faço o caldo só com cenoura e cebola mesmo. Vamos deixar em fogo baixo, numa panela, pois utilizaremos esta água para cozinhar o risoto.

Para deixar tudo prontinho, cortaremos as cebolas em cubinhos muito pequeninos, os tomates-cereja e a mozzarella de búfala ao meio e espremer o dente de alho.

Vamos começar refogando a cebola e o alho com azeite. Quando estiverem “suados” (sem dourar), colocaremos o arroz e iremos mexer até que as bordas dos grãos fiquem um pouquinho transparentes. Pode aproveitar para malhar o bíceps: esta parte é superimportante para a nossa receita. Quando o arroz estiver tão quente a ponto de você falar aquel “ai” ao tocar nele, é hora de acrescentar o vinho branco. Se quiser, pode substitui-lo por saquê ou espumante.

Quando o nosso vinho evaporar por completo, adicione o caldo, aos poucos, mexendo de vez em quando. Quando tiver sido incorporado pelo arroz, é hora de colocar mais. E assim, seguimos nesta operação até que o arroz fique cozido. Ele deve ficar “al dente”: os grãos quase transparentes, mas branquinhos por dentro. Se estiver na dúvida, é só provar! Coloque o sal e a pimenta e continue mexendo.

risoto caprese preparo

Quando estiver gostoso para o seu paladar, desligue o fogo e coloqueo queijo grana padano, as folhinhas de manjericão, grosseiramente picadas com as mãos,  os tomatinhos-cereja e a mozzarella de búfala cortados ao meio. Agora, é só misturar bem e acrescentar a manteiga ou azeite, e mexer com vigor. Isto ajudará a dar a cremosidade do risoto.

Receita fácil de risotto risoto

Voilà! Pode ser servido como entrada ou prato principal e, acompanhado de um bom vinho, fica ainda mais gostoso!
Dica: o risoto precisa ser servido na hora 🙂

Risoto caprese cremoso

Bon Appétit!

2 comentários sobre “Risoto caprese: com tomates-cereja e mozzarella debúfala/Grape tomatoes and fresh mozzarella risotto

    • Eu adoro também! Aliás, risoto caprese, salada caprese, sopa caprese (esta receita postarei qualquer dia desses)… Adoro essa combinação de tomate e mozzarella de búfala! Temos que marcar um post em conjunto, hein? Podemos fazer esse risoto de “primo piatto”! Assim, agradamos a Luna e o Dudu! 🙂 bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s