Fettuccine Alfredo

fettuccine alfredo

Oi, pessoal, estou de volta. A Itália é realmente incrível: paisagens lindas, vinhos deliciosos e comidas MARAVILHOSAS! Algumas, gostaria de compartilhar com vocês =)

Minha viagem começou em Roma, uma cidade fantástica, que mistura passado e presente diante dos nossos olhos. Caminhando pelas ruas, sentimos a história e quase conseguimos nos transportar para a época do império romano. Ao mesmo tempo, os carros e a vida intensa da cidade nos trazem de volta ao dias atuais.

O gostoso de Roma é caminhar pelas ruelas, se perder e de repente se encontrar no meio de uma piazza, rodeado por monumentos ou fontanas. Numa destas caminhadas me deparei com o famoso restaurante Alfredo e pude provar o Fettuccine Alfredo original – e comprovar que a tradição realmente faz a diferença. Dizem que a manteiga utilizada é o grande diferencial e, claro, a massa, inclusive vendida no próprio restaurante. E um outro fator que também contribui muito para o prato se tornar ainda mais delicioso: estar em Roma. =)

Esta receita é baseada na original e, para a surpresa de muitos, não leva creme de leite. Vamos precisa de:

– 300 gramas de Fettuccine;

– 250g de queijo Parmigiano Reggiano ralado, bem fininho (você também pode usar Grana Padano);

– 160 gramas de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;

– 1 xícara da água do cozimento;

Primeiro, vamos cozinhar a massa. Para isso, precisaremos encher uma panela com água e levar ao fogo. Quando levantar fervura, colocaremos um pouco de sal na água e acrescentaremos o fettuccine. O ponto é “al dente”, ou seja, ele deve ficar cozido, mas ao mesmo tempo firme, sem ficar muito pastoso. O melhor jeito de acertar o ponto é provando!

fettuccine al dente

Vamos reservar 1 xícara desta água do cozimento. Na verdade, usaremos somente 1/4 de xícara, mas sempre reservo um pouco mais para garantir.

fettuccine alfredo

Numa travessa, vamos colocar metade da manteiga, metade do queijo ralado e um pouco da água (cerca de 1/4 de xícara), misturando, até que se forme uma pasta (não muito grossa). Em seguida, colocaremos o fettuccine sobre este creme, ainda quente, misturando com a ajuda de um garfo e uma colher, sempre de baixo para cima.

Acrescentaremos, então, o restante da manteiga e do queijo, incorporando o creme à massa. Se ele ficar grosso, coloque mais um pouquinho daquela água que reservamos, utilizada no cozimento do fettuccine.

fettuccine Alfredo

Agora, é só servir quentinho! Lá no restaurante, o maître mistura na nossa frente, numa travessa. De repente é uma boa ideia chamar os amigos em casa e fazer assim também para dar um charme!

Quando fomos ao restaurante, fui a Regina (rainha) da mesa e, por isso, o meu Fettuccine Alfredo foi servido na própria travessa em que foi feita a mistura! Muito legal, né? Você também pode fazer isso na sua casa =)

fettuccine alfredo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s