Bacalhau para o ano novo

Bacalhau ano novo Sempre me falaram que não deveríamos comer aves no ano novo, pois elas ciscam para trás. Acreditando ou não em superstições, acho melhor não arriscar… Assim, lá em casa serviremos bacalhau na nossa ceia. Lentilha, claro, não pode faltar. E maçã, uva e romã, que simbolizam fartura, também estarão presentes na mesa. Para o bacalhau de ano novo, vamos precisar de:

– 1 kg de lombo de bacalhau dessalgado e sem espinhas (isso você já compra pronto e facilita muito a nossa vida!);

-1 kg de batata inglesa;

– 1 copo de requeijão cremoso (cerca de 250g);

– 1/2 litro de leite;

-1 cebola cortada em rodelas;

– Azeite a gosto;

– Noz-moscada a gosto;

– Sal e pimenta a gosto.

Se você não conseguir comprar o bacalhau dessalgado, um passo a passo para dessalgá-lo: Comece lavando o bacalhau em água corrente para retirar o excesso de sal. Para esta receita, vamos desfiar o bacalhau, retirar a pele e as espinhas. Depois de desfiado e limpo, coloque numa travessa  e cubra com água fria (duas partes de água fria para cada parte de bacalhau), algumas pedrinhas de gelo e deixe na geladeira, de um dia para o outro. Tente trocar a água pelo menos 3 vezes ao dia. Antes de começar a cozinha-lo, prove um pouquinho para ver se foi realmente dessalgado. Dica: algumas pessoas usam a água em que o bacalhau ficou dessalgando para cozinhar as batatas. Como usei o lombo já dessalgado e sem espinhas, só precisei descongelar e desfiar :).

lombo de bacalhau Primeiro, vamos descascar as batatas, corta-las em rodelas da largura de um dedo, mais ou menos, e deixa-las cozinhando em água com um pouquinho de sal. Enquanto cozinham, podemos fazer o nosso bacalhau. Batatas cozidas Deixe o bacalhau, já desfiado, cozinhando no leite, com um pouquinho de noz-moscada. Se o leite secar muito, podemos acrescentar mais um pouco: o bacalhau precisa ficar molhadinho. Depois de cozido, colocaremos o requeijão, o sal, um pouquinho de pimenta. Vamos deixa-lo quietinho na sua panela. Em outra, refogaremos a cebola no azeite e também iremos reservar. bacalhau no leite Quando as nossas batatas estiverem cozidas, chegou a hora de montarmos a nossa travessa! Vamos começar com uma camada de batatas . Dica: você também pode usar, ao invés de batatas cozidas, purê, para essa primeira camada. Fica delicioso! Em seguida, regaremos bem com azeite e colocaremos as cebolas refogadas. A camada seguinte será do nosso bacalhau cremoso. Como último toque despejaremos, por cima do bacalhau, molho branco. Para faze-lo, vamos precisar de:

– 1 litro de leite gelado;

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo;

– 2 colheres de sopa de manteiga;

– Noz-moscada ralada;

– Sal a gosto;

– Pimenta-do-reino a gosto.

Vamos começar derretendo a manteiga em uma panela. Em seguida, juntaremos a farinha, mexendo bastante com uma colher de pau, por uns 2 minutinhos. Esta mistura , chamada de roux e que já citamos aqui no blog, é ótima para engrossar molhos. Você pode guardar na geladeira e usar outras vezes. Uma colher de sopa pode ser usada em até 300ml de caldo =). Agora, é só acrescentar o leite gelado e misturar com a ajuda de nosso amigo fouet.

Vamos continuar mexendo até ferver. Quando isto acontecer, é hora de diminuir o fogo e deixar cozinhando por uns 10 minutinhos. Não abandone o nosso molho lá durante este tempo, tá? De vez em quando, é importante mexer, fazer um carinho, para ele ficar bem gostoso. Afinal, será o toque no nosso bacalhau de ano novo! =) Antes de desligar o fogo, vamos temperar com a noz-moscada, o sal e a pimenta. Agora, cobriremos o nosso bacalhau com este delicioso molho branco e, só para deixar a nossa receita ainda mais gostosa, vamos polvilhar com queijo parmesão ralado e deixar gratinando no forno por meia-horinha, ou até o queijo ficar dourado.

montagem bacalhau ano novo Quando estiver pronto, é só servir com arroz, encher a sua taça de champagne e brindar a este ano que está começando! Bacalhau de ano novo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s