Pizza na pedra, feita na churrasqueira!

Pizza na pedra

Hoje é dia da Pizza!

Segundo o dicionário Aurélio, pizza é uma “iguaria, sob a forma de torta, feita de massa de farinha de trigo e guarnecida com queijo, tomate, anchovas etc.“.

Acho que, se eu tivesse escrito, seria “iguaria deliciosa, maravilhosa, incrível, sob forma de torta, feita de massa de farinha de trigo – ou amido de milho e até mesmo arroz, como uma adaptação para quem não pode consumir glúten,- guarnecida com queijo, tomate e o que a sua imaginação permitir. Tradicionalmente figura nos almoços e jantares de domigo, mas poderia perfeitamente compor o menu diário de muita gente (inclusive o meu).”

Brincadeiras à parte, não se sabe ao certo a origem da pizza (egípcios, gregos…), porém ela se popularizou mesmo na itália. Aqui no Brasil, a tradição de pizzas começou em São Paulo, no Brás, e espalhou-se por todo por todo o terrítório tupiniquim.

pizza na pedra

Hoje, a nossa dica é de como usar a churrasqueira do seu play, da sua casa de campo ou da sua laje de uma maneira diferente: para fazer pizza. As delícias serão cozidas no granito, de preferência cinza, pois é mais resistente.

Ok, mas onde vou encontrar o granito?

Na primeira vez que fizemos esta receita, meu pai usou o tampo de uma mesa que tinha na nossa chácara (se a minha nonna não sabia até hoje, agora ficará sabendo…rs). Foi por uma boa causa: um jantar delicioso em família! Mas fique tranquilo (a), pois você poderá encontrar as pedras em marmorarias. Importante: elas precisam ter, pelo menos, 3 cm de espessura, para que não quebrem em contato com o fogo. Meça a profundidade da sua churrasqueira (do fundo até o suporte mais próximo da parte da frente) e acrescente uns 10 cm. Este será o tamanho ideal da sua pedra.

pizza na pedra

Depois, é só limpá-las bem e acomodá-las na churrasqueira. Quando estiverem quentes, vamos colocar um fiozinho de azeite e as pizzas (uma por pedra). Quando as bordas estiverem crocantes, é hora de retirar e aproveitar.

pizza na pedra

Você pode fazer a massa da pizza (receita, em breve, aqui no blog) ou comprar umas que semiprontas, que ficam na parte de geladeira do mercado. Sobre a massa, coloque três colheres de sopa de azeite, espalhando bem. Faça o mesmo com molho de tomate.

pizza na pedra

Em seguida, cubra com queijo e o recheio de sua preferência. Aqui, usei Catupiry e cebola (dica: experimente refogar um pouquinho a cebola, antes de usá-la na pizza!).

pizza na pedra

Fizemos também de berinjela (sim, berinjela!!!), banana e de presunto, azeitonas e champignon.

pizza na pedra

As pizzas ficam deliciosas e com um sabor incrível =).
Um ótimo dia da pizza para todos!!!

Um comentário sobre “Pizza na pedra, feita na churrasqueira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s