Fondue de queijo

Na nossa viagem deliciosa pudemos, ainda, provar o delicioso Fondue de queijos Suíços. Estes ingredientes são os utilizados na receita do Moitié-Moitié – ou metade-metade: queijo Gruyère e queijo Vacherin Fribourgeois.

fondue de queijo

Mas, claro, também daremos uma opção para as terras tupiniquins e faremos uma receita deliciosa, com ingredientes mais acessíveis por aqui. Primeiro, a que provei lá:

– 400g queijo Gruyère;
– 400g  de queijo Vacherin Fribourgeois;
– 1 dente de alho
– 300 ml de vinho branco seco;
– 1 colher de sobremesa de maisena;
– 1 cálice de Kirsch;
– Noz-Moscada a gosto;
– Sal e pimenta a gosto.;
– Baguete cortada em cubinhos para acompanhar.

Se você nunca ouviu falar no Kirsch, não se preocupe, pois não é encontrado facilmente aqui no Brasil. De acordo com a Wikipedia,” Kirsch ou quirche1 é uma bebida resultante da destilação de suco fermentado de uma cereja negra, típica da Alemanha. Apresenta coloração muito clara, pois não é envelhecida em carvalho, e ao contrário dos licores de cereja, não é doce. É usualmente servida como aperitivo gelado, mas nos países germânicos é comum servi-la após a refeição e, dependo da qualidade do produto, em temperatura ambiente. ” E, ainda, é ingrediente para o nosso fondue de queijo.

Comece ralando os queijos (pode roubar um pedacinho, pois eles são deliciosos!) e reserve. Num outro recipiente, dissolva a maisena numa parte do vinho branco e deixe esquematizado para usarmos no momento necessário.

Na panela, esfregue o dente de alho no fundo para dar um sabor e coloque o queijo Gruyère ralado, em fogo médio/baixo. Acrescente a mistura de vinho e maisena e o restante do vinho, mexendo sempre, de preferência no mesmo sentido (li sobre isso, mas não sei se é charme ou se, de fato, faz diferença na receita =).

Reduza o fogo e adicione o queijo Vacherin Fribourgeois ralado, mexendo sempre. Quando o fondue estiver bem cremoso, é hora de acrescentar o Kirsch, a pimenta e finalizar com a noz-moscada.

fondue de queijo

Transfira para uma panela especial para fondue com um fogareiro, que manterá a mistura derretida e deliciosa! Não deixe de passar o dente de alho também nesta panela.

Sirva com a baguete cortada em cubinhos e bon appétit!

fondue de queijo

Agora com ingredientes que encontramos com maior facilidade por aqui:

– 400g queijo fundido ou Emmental, se quiser um sabor mais forte;
– 250g de queijo prato;
– 1 dente de alho
– 300 ml de vinho branco seco;
– 1 colher de sobremesa de maisena;
– 1 cálice de conhaque (opcional);
– Noz-Moscada a gosto;
– Sal e pimenta a gosto;
– Baguete cortada em cubinhos para acompanhar – você também pode usar pão francês dormido ou pão italiano. O importante é algum com uma casca mais grossinha, para não amolecer muito quando for mergulhado no fondue.

O modo de preparo é o mesmo, substituindo os queijos e o Kirsch por conhaque. Bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s