Bolinho de baião de dois

Estava em casa assistindo ao programa “Tempero de Família” e vi uma receita bem gostosa de baião de dois. Fiquei com água na boca e resolvi fazer. Fui ao mercado, comprei os ingredientes – confesso que estes eu não tinha na minha geladeira – e fiz. Ficou realmente delicioso! O único ponto é que não comprei arroz parboilizado, como falava na receita, porque já tinha o agulhinha em casa. Com isso, o prato não ficou soltinho, mas também não prejudicou o sabor =).

Como estava com fome e me empolguei, acabei fazendo baião para um batalhão! E, aqui em casa, somos só dois – com fome, mas somos dois. No máximo, comemos por quatro :). Resultado: sobrou para caramba. Comemos no jantar também, mas no almoço do dia seguinte confesso que estava querendo mudar o menu. E o que fazer com toda aquela comida gostosa? Resolvi dar uma cara diferente e fiz um bolinho de baião de dois. \o/ E você, na sua casa, também pode fazer com o restinho de arroz, de risoto e até de feijoada! Estas receitas também estão aqui no blog.

Bolinho de baião de dois

Bolinho de baião de dois

Vamos precisa de:

– Receita do “Tempero de Família”  de Baião de Dois ou outra sobrinha de arroz de carreteiro, risoto, tutu, arroz à piemontese…

– Farinha de trigo;

– Ovos;

– Farinha de rosca ou torradinhas trituradas;

– Azeite;

– Sal e pimenta a gosto.

Não coloquei as medidas, pessoal, porque isto vai depender da quantidade de sobrinhas que vocês tiverem em casa. À medida que os ingredientes acabarem, é só repor.

Vamos começar batendo os ovos com sal e pimenta e deixando num potinho. Em outra travessa, colocaremos um pouquinho de farinha de trigo. Numa terceira, a farinha de rosca. Quando tive a ideia de fazer o bolinho, não tinha farinha de rosca em casa e resolvi improvisar: tinha na despensa umas torradinhas daquelas prontas, para servir aperitivos, e triturei no mixer (pode ser feito no liquidifcador também).

Depois que os ingredientes estiverem separadinhos, vamos fazer umas bolinhas com as sobrinhas do baião de dois. Pode apertar bem, até que fiquem firmes.Para dar um toque, pode colocar um pedacinho de queijo coalho dentro de cada bolinho. Dica: se tiver qualquer dificuldade para conseguir o ponto, experimente misturar um ovo batido.

Em seguida, pasaremos no ovo:

Bolinho de baião de dois

Na farinha de trigo…

Bolinho de baião de dois

 

No ovo, de nOVO (trocadilho péssimo…)….

Bolinho de baião de dois

 

E na farinha de rosca.. Se quiser, você pode fritar, mas eu fiz no forno, com azeite, e ficou ótimo.

Bolinho de baião de dois

É só repetir, fazendo as bolinhas e empanar. Levei ao forno alto, com bastante azeite, até qu ficasse dourado.

Bolinho de baião de dois

Sirva como entrada e bom apetite!

Bolinho de baião de dois

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s