Novidade: pitadas de história no blog

NOVIDADE!

Márcia Veneziani é professora e tenho o orgulho de dizer que é minha mais-que-amada mãe. A partir de hoje, ela vai escrever aqui no blog, na coluna “Pitadas de história”, e contar um pouquinho sobre a história do homem e da comida e outras curiosidades!

****************************************************************************

Há milhares de anos a espécie humana surgiu na Terra e, ao longo da sua evolução, a forma de viver e de se alimentar mudaram bastante. Todas essas alterações tiveram consequências na saúde, na qualidade e na esperança média de vida dos seres humanos.

Essa incrível trajetória pode ser contada através da comida. Isso mesmo, a comida também é cultura!

Então, vamos às nossas “Pitadas de História”!

No que se refere à origem do ser humano, há mais dúvidas do que certezas. Mas, fato é, que em algum momento, houve uma divisão evolutiva, que teria originado os macacos e os seres humanos como os conhecemos. Não poderíamos olhar para nossos amigos chimpanzés e dizer: “Ah! Já fomos como eles um dia!”

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, cujo nome significa ”homem habilidoso “. Foi a primeira espécie humana a confeccionar ferramentas, utilizando recursos da natureza, principalmente as pedras e o fogo. Usava as mãos para criar instrumentos que o ajudasse a defender-se dos seus inimigos. Além de frutos e outros vegetais, alimentava-se de carne, obtida através da caça de animais.

pitadas de história

Do homo habilis teria descendido o homo erectus. Habitou a África e depois alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania. Descobriu o fogo, passou a cobrir o corpo e a utilizar instrumentos e ferramentas mais precisas, provavelmente também elaborou melhor sua linguagem. Imaginem só, este foi o primeiro mestre cuca da história, o primeiro ancestral dos humanos modernos a dominar a habilidade de cozinhar alimentos! Preparar comida com ferramentas e fogo significava que mais calorias poderiam ser consumidas e menos tempo seria gasto na colheita e na alimentação.

Do homo erectus descendeu o homo sapiens. Desenvolveu sofisticadas ferramentas, objetos de trabalho, linguagem muito bem articulada e uma diversidade cultural espantosa. O Homo sapiens tinha uma capacidade craniana praticamente igual à do Homem atual, conseguiu aproveitar as lascas das pedras para fabricar diferentes e pequenos instrumentos, como os raspadores e as pontas de lança.
Vivia em cavernas e seu ofício era caçar animais, por vezes de grande porte, como mamutes e rinocerontes. Quando um membro do grupo morria, realizava rituais fúnebres para a despedida. Nada muito diferente do que fazem, hoje, os atuais habitantes do planeta. Acredita-se que a primeira “sobremesa” tenha sido o mel de abelhas, que já existia há milhões de séculos antes do homem.  Huummm.

O Homo sapiens é um dos últimos elos da corrente da espécie a qual todos nós pertencemos. Suas origens ainda não estão totalmente explicadas.

Mas, afinal, qual é a importância da comida na história?

Isso vocês descobrirão no próximo capítulo, na semana que vem! Tan, tan, taaan…

 

3 comentários sobre “Novidade: pitadas de história no blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s