A Mesopotâmia: pão, frutas e cerveja!

Olá! Vimos no capítulo anterior que algumas tribos nômades se estabeleceram em locais onde havia condições para o desenvolvimento da agricultura. Se fixaram e assim formaram aldeias organizadas, as primeiras cidades, dando início às grandes civilizações.

Esse período histórico é conhecido como Antiguidade. E é sobre esse momento incrível da humanidade, que vamos falar. Hoje começaremos com os povos que habitaram as terras localizadas entre os rios Tigre e Eufrates. Lá surgiu uma dessas primeiras civilizações. Estamos falando da MESOPOTÂMIA.

Mas de onde surgiu esse nome?

Fácil: do grego meso = entre e potamos = rio. Mesopotâmia = terra entre rios.

Quando ocorriam as cheias desses rios, as margens ficavam inundadas e fertilizavam o solo. Assim essa área tornou-se propícia para cultivo de cereais e frutas, sendo o trigo, a cevada, o centeio e o gergelim, os principais produtos. Os sumérios foram os primeiros povos a habitar essa região, com uma organizada estrutura social, política, econômica e religiosa. Já estudavam ciências como a medicina e a astronomia. Construíam grandes estruturas em forma de pirâmides, inicialmente para armazenar seus alimentos, os Zigurates.

Curiosidade: o nome sumério provém de “sumer”, que na língua suméria significa sul. Este nome foi dado, pois eles se fixaram ao sul da mesopotâmia.

Entre as várias heranças que esse povo nos deixou estão a roda e a escrita. Isso mesmo, a escrita! Só está sendo possível vocês lerem esse artigo, graças aos sumérios!!!

E foi também graças a escrita inventada por eles, a escrita cuneiforme, que pudemos tomar conhecimento de como viviam.

Com o passar dos anos, muitas outras civilizações importantes habitaram a Mesopotâmia, entre elas, os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus. Ainda vamos ter muitas pitadas dessa época!

Assim como muitos outros povos antigos, eles comiam muito pão, feito principalmente com trigo emmer ou cevada; usavam o leite para fazer diversos tipos de queijos e, em dias festivos, comiam carne de cordeiro, cervo, cabra, pato ou ganso. Cultivavam diversas frutas, como a maçã, pera, tâmara, uva, figo e romã. Comiam cebola, alho, alho poró, alface, pepino e cogumelos. Para temperar usavam especiarias como hortelã, arruda, alecrim e coentro e, vejam só, até pedaços de madeira aromática, como usamos a canela em pau. HUMMMM!

Dizem alguns especialistas, que devemos a esse povo espetacular, a invenção da CERVEJA!

Você sabia que na Mesopotâmia os arqueólogos encontraram verdadeiras receitas de culinária, fixadas em tábulas de argila? Essas receitas podem ter mais de 3.700 anos de idade!!! Algumas delas são espantosamente atuais. Os gastrônomos mesopotâmicos podem ser considerados os mais antigos artistas culinários do mundo!

#Issoéfantástico

Agora, deixo vocês com muita água na boca para o próximo capítulo, em que falaremos dessas surpreendentes receitas apreciadas há muitos e muitos anos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s