Como aproveitar sobras de alimentos?

Oi, gente, tudo bem? Hoje temos convidados especiais no blog! O pessoal do site Casa das Receitas tem dicas superbacanas de como reaproveitar as sobrinhas dos alimentos.

como reciclar sobras de alimentos

Guest Post: Casa das Receitas

Como Aproveitar Sobras de Alimentos?

Cozinhar é (ou deveria ser) um grande prazer para muitas pessoas. Afinal, enquanto cozinhamos depositamos no preparo dos alimentos, nossa dedicação e carinho aos que irão desfrutar a receita preparada.

E cá para nós, algumas vezes exageramos na dose e vez por outra, acaba sobrando comida, não é mesmo? E o que fazer para evitar o desperdício? É simples, e ainda é aconselhado por diversos chefs de cozinha super conceituados: reaproveitar as sobras. Isso mesmo, com um pouco de criatividade é possível preparar pratos e receitas incríveis utilizando desde sobra de alimentos, restos e até partes de legumes e verduras que costumamos inutilizar.

Vejam algumas dicas para reaproveitar sobras do dia anterior e usufruir melhor dos alimentos.

  • Sobras de feijão

Aquele feijãozinho que sobrou na geladeira e que você sempre descarta no dia seguinte é ideal para o preparo de um delicioso prato típico mineiro: o tutu de feijão. É tão simples que você não vai acreditar; basta bater as sobras no liquidificador e depois refogar. Pode também acrescentar couve e farinha de mandioca para dar aquela engrossada básica. Pode fazer sem medo que é sucesso.

  • Arroz de ontem

Se o arroz estiver fresquinho, você pode além de aproveita-lo “in natura”, como ingrediente para um saudável bolinho. Basta que se agregue ao arroz, aquele talo de algum vegetal que você insiste em cortar e jogar fora, brócolis, abobrinha, e aquele restinho de queijo ralado que sobrou da macarronada, lembra?

Dá ainda para fazer um arroz de forno bem suculento, com aquela sobra de seleta de legumes, acrescentar um creme de leite e fazer um molho branco, solte sua criatividade e se aventure, sem medo!

  • Pão

Quando eu era criança, lembro que até torcia para sobrar pão e acumular aquele saco de pão velho. Isso porque aquele saco largado no canto virava o pudim mais gostoso do mundo, o pudim de pão! #SaudadesInfância.

Além disso, se você torrar o pão poderá fazer farinha de rosca. Basta torrar e ainda temperar pra dar uma diferenciada, com tomilho e alecrim, por exemplo.

Pague de gourmet e faça deliciosos croutons, tipo aqueles de restaurantes chiques. Só cortar em cubinhos, por pra torrar e temperar antes com sal, orégano e azeite, fica delicioso.

  • Talos

Já falamos dos talos, mas agora é algo mais especifico. NÃO JOGUE OS TALOS FORA, POR FAVOR!

Talos de beterraba, brócolis, beterraba, cenoura e afins, são excelentes para garantir mais nutrientes em um suco. Experimente bater com frutas e sinta o resultado.

Para dar uma cor e mudar a cara do arroz, você pode picar estes talos e acrescentar na panela enquanto cozinha, fica show.

  • Carne moída

Bora fazer uns tacos e comer com chilli? Pega aquele feijão lá que sobrou e o pote com as sobras da carne moída. Tempere com pimenta, molho de tomate, coentro, e pode até colocar um bacon picadinho se você não estiver de dieta.

Estes foram alguns exemplos básicos de como podemos criar e recriar diversas receitas e pratos com restos de alimentos. Na verdade, há infinitas possibilidades, cada um tem a sua. Que tal contar para nós o que você costuma fazer para reaproveitar as sobras de comida?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s